O que acontece se alguém colocar açúcar em um tanque de gasolina?

Autor: 
Katherine Neer

Há décadas existe um boato que envolve o açúcar e a gasolina. Supostamente, se você jogar açúcar dentro do tanque de gasolina de alguém, isso irá desabilitar o carro. Segundo os boatos, o açúcar reagiria com a gasolina e se transformaria em uma substância quase sólida e pegajosa, que bloquearia totalmente o tanque de gasolina, as tubulações de combustível e assim por diante.

O problema é que esse boato não é verdadeiro. Acontece que o açúcar não se dissolve na gasolina. Jogar areia no tanque de gasolina teria basicamente o mesmo efeito de jogar açúcar. A areia ou o açúcar talvez bloqueariam o filtro, o que talvez poderia desabilitar o carro.

Mas o que poderia realmente desabilitar o carro de alguém? Jogar um pouco de água. A gasolina flutua sobre a água, então se você jogar vários copos de água, a bomba de combustível encheria as tubulações de combustível com água em vez de gasolina e o carro teria grandes problemas.

Tirar toda a gasolina do tanque também desabilitaria o veículo, assim como remover a bateria do carro, pois isso desabilita totalmente o sistema elétrico, inclusive as velas de ignição e o computador que controla o motor na maioria dos carros modernos. 

Para mais informações sobre gasolina e tópicos relacionados, vá para a próxima página.