Como funcionam as caixas de marchas seqüenciais

Autor: 
Marshall Brain
Caixas de marchas seqüenciais

Se você já leu o artigo Como funcionam as caixas manuais, então compreende o funcionamento delas e sabe por que elas usam o padrão "H" comum da alavanca de câmbio.

Se você já dirigiu uma moto, sabe que a caixa manual do veículo não é assim. Em uma moto, você troca as marchas clicando um pedal com a ponta do pé. Essa é uma maneira mais rápida de trocar as marchas. Este tipo de câmbio é chamado de caixa de marchas seqüencial ou câmbio seqüencial. Observe que "manual" neste contexto se refere à necessidade da intervenção do piloto ou motorista e não ao uso da mão.


Foto cedida Derek Smith, Gruppe/5 Automotive
Caixa sincronizada de 5 marchas, transeixo ZF modelo 5DS-25-2.
Esta caixa de marchas possui um mecanismo de mudança seqüencial fabricado sob medida, que é operado pneumaticamente e controlado por computador.

Acontece que a maioria dos carros de corrida também usa caixas de marchas seqüenciais. Uma caixa de marchas seqüencial dá ao motorista diversas vantagens. Discutiremos essas vantagens mais adiante.

Neste artigo, você aprenderá como uma caixa manual seqüencial funciona e por que está sendo utilizada em tantos veículos de alto desempenho.