Como funciona o carro Smart

Autor: 
Ed Grabianowski
Smart

Popular na Europa, o smart é pequeno em estatura, mas grande na economia. No Brasil, o preço não é dos menores - no lançamento, a versão mais barata do carro, o smart fortwo coupé, custava R$ 57.900, o mesmo que sedãs médios como o Ford Focus e Fiat Linea. O smart fortwo (não é erro de grafia - a fábrica o batizou usando iniciais minúsculas) justifica ao menos parcialmente seu preço por oferecer uma série de controles eletrônicos e itens de segurança como quatro airbags.

smart
Imagem cedida por 1998-2006 Daimler AG. Todos os direitos reservados.
O smart fortwo cabrio passion

O smart foi criado por Nicolas Hayek, o mesmo homem que inventou os relógios de pulso Swatch. Ele queria fazer um carro pequeno que fosse econômico, responsável ambientalmente e fácil de estacionar em espaços pequenos. A Swatch Company colaborou com a Daimler-Benz (depois de um empreendimento fracassado com a Volkswagen) para criar o primeiro City Coupe (cupê urbano) com o nome da empresa Micro Compact Car (MCC). O desenvolvimento começou em 1994, e o primeiro carro foi apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt de 1997. O MCC foi vendido no ano seguinte, mas Hayek ficou desapontado com o uso de um motor convencional (ele queria um carro híbrido ou um motor elétrico puro) e com o preço do carro, que ficou mais alto do que o esperado. Quando as vendas iniciais se mostraram lentas, a Swatch se retirou da sociedade, deixando a Daimler-Benz como proprietária exclusiva da divisão smart. Hoje, a smart faz parte do grupo Mercedes, e a DaimlerChrysler agora é Daimler AG, após a venda do Grupo Chrysler para a Cerberus americana.

Smart Fortwo Coupe Pure
Imagem cedida por 1998-2006 Daimler AG. Todos os direitos reservados.
smart fortwo coupe pure

Quando você vê o smart, a primeira coisa que nota é seu tamanho. O fortwo tem somente 2,7 m de comprimento, 1,56 m de largura e 1,54 m de altura. É um metro menor que carros como o Fiat Mille e o Ford Ka. 

Essas dimensões fazem parte da aparência exclusiva do smart, que parece quase um cubo sobre rodas - mas com a frente inclinada. Essa  relação comprimento-largura ajuda o fortwo a fazer curvas fechadas com um grau de estabilidade maior. Os projetistas do Smart também o dotaram de motor de três cilindros, com turbo, que fornece potência (84 cv) suficiente porque o carro pesa apenas 750 kg. Ele é de longe um dos veículos de quatro rodas mais leves hoje.

A concha de segurança de aço Tridion do Smart Fortwo
Imagem cedida por 1998-2006 Daimler AG. Todos os direitos reservados.
A concha de segurança de aço tridion do smart fortwo

Um dos maiores problemas com automóveis muito pequenos e leves é que eles podem ser menos seguros que os veículos maiores em uma colisão. A solução do smart é a concha de segurança de aço tridion. Essa "gaiola" de aço hemisférica preenche o interior do carro e também forma a maior parte do volume do chassi do smart. Uma pequena zona de deformação na frente do carro absorve a energia dos impactos e o motor localiza-se no porta-malas e não na frente. Embora um carro de 750 kg não seja tão seguro para os ocupantes quanto um veículo maior, a concha tridion se sai muito bem nos testes de impacto. Um desses testes a 112 km/h realizado pelo programa da TV britânica "Top Gear" revelou que a carroceria do smart fortwo permaneceu praticamente intacta quando comparada com a de um carro subcompacto convencional. Uma desaceleração repentina a 112 km/h causará ferimentos aos ocupantes em praticamente qualquer veículo.

O chassi tridion também proporciona um elemento característico de estilo ao smart. A maior parte do chassi aparece do lado externo do carro. O restante da carroceria do smart compreende painéis de carroceria substituíveis e recicláveis. Eles também são tão fáceis de trocar que os proprietários do smart podem alterar rapidamente a cor de seu carro quando se cansarem dela.

Edições e recursos do smart
O smart existe em diversas variações, junto com umas poucas versões de edição limitada. A maioria das versões difere somente em termos de formato da carroceria e recursos de conforto no interior.

Smart Fortwo Cabrio Pure
Imagem cedida por 1998-2006 Daimler AG. Todos os direitos reservados.
smart fortwo cabrio pure

Os dois bancos do smart fortwo proporcionam espaço suficiente atrás deles para algumas compras. Ele vem em uma versão cupê com teto rígido e em uma versão conversível com teto de lona escamoteável. Cada estilo de carroceria vem em três modelos diferentes: Pure, Pulse e Passion. Elas refletem um aumento das características de luxo como volante revestido em couro, teto de vidro, ar-condicionado e um melhor sistema de som estéreo. No Brasil o único motor disponível é 1.0 (999 cm³), com turbo, com 84 cv. 

O smart vendido no Brasil é equipado com câmbio manual, mas ele dispensa a embreagem. Os motoristas mudam de marcha com um toque na alavanca do câmbio. O motorista pode também acionar a programação do câmbio, que passa a funcionar quase como uma caixa automática, fazendo sozinho as trocas de marchas.

O interior do Smart Fortwo Coupe Pure
Imagem cedida por 1998-2006 Daimler AG. Todos os direitos reservados.
O interior do smart fortwo coupe pure

O smart à venda no Brasil acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, de acordo com a fábrica. Sua velocidade máxima é limitada eletronicamente em 145 km/h para segurança do motorista (o fortwo pode ficar instável em altas velocidades). Em trânsito urbano, o fortwo chega a relatados 15,6 km/l, enquanto em tráfego em estradas atinge a marca ainda mais impressionante de 24,4 km/l.

Todos os fortwos também vêm com os seguintes recursos de dirigibilidade e segurança:

  • ESP (Electronic Stability Program - Programa de Estabilidade Eletrônica) com Hill Start Assist (partida assistida em subidas)
  • sistema de freios antitravamento (ABS) com distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD - Electronic Brake-force Distribution)
  • controle de patinagem de aceleração (ASC - Acceleration Skid Control)
  • assistência à frenagem
  • circuito hidráulico duplo com servofreio
  • freios a disco na dianteira e freios a tambor na traseira

Não disponíveis no Brasil, o smart roadster e o forfour, um veículo mais convencional, com quatro lugares, são parte da linha da fábrica. As vendas decepcionantes encerraram a linha forfour em 2005, mas a Smart ainda vende forfours nos Estados Unidos. Os planos para um smart SUV (o formore, um utilitário esportivo) indicavam que o pequeno 4 x 4 seria produzido no Brasil na fábrica da DaimlerChrysler em Juiz de Fora (MG), com metade de todos os formores fabricados destinados ao mercado dos EUA. Mas tais planos foram cancelados pela empresa alemã.

Vista em corte do Smart Roadster
Imagem cedida por 1998-2006 Daimler AG. Todos os direitos reservados.
Vista em corte do smart roadster

O Smart Roadster Coupe
Imagem cedida por 1998-2006 Daimler AG. Todos os direitos reservados.
smart roadster coupe

A smart também fez uma parceria com a empresa de personalização Brabus da Mercedes para produzir diversas edições de carros Brabus. O Brabus fortwo à venda nos EUA tem motor de 71 cv, mas o peso extra adicionado pelos recursos de estilo e o interior da carroceria Brabus significam que essa versão, na verdade, acelera mais lentamente do que um fortwo pulse ou passion (o limitador de velocidade permanece em 145 km/h). O volante Brabus de três raios inclui botões para trocas de marcha. O Brabus black star fortwo irá aumentar a potência para até 102,4 cv. A Mercedes vai produzir somente 101 unidades do carro de edição limitada [ref-em inglês]. A Brabus também está produzindo edições exclusivas do forfour e do roadster.

Smart Roadster BRABUS
Imagem cedida por 1998-2006 Daimler AG. Todos os direitos reservados.
smart roadster Brabus

O que está por trás do nome?
O nome "smart" veio de uma combinação de Swatch, Mercedes e a palavra "art" (arte). A empresa também comercializa os carros com a marca e nome do modelo em caixa baixa para enfatizar seu tamanho pequeno.