Como funcionam os lava-rápidos

Autor: 
Jeff Tyson
lava­-rápidos

A maioria das pessoas que possui um carro ou picape gostam de dirigi-l­o especialmente quando está limpo e brilhante. Por isso, os lava-rápidos tornaram-se populares quando dois homens de Detroit abriram o primeiro, o Automated Laundry, em 1914. Muitas pessoas lavam seus veículos em casa, mas a conveniência de um lava-rápido automatizado e relativamente barato pode ser difícil de superar.


Vista interna de um lava rápido automático

Há cinco categorias de lava-rápidos.

  • Self-service, ou auto-serviço: uma entrada (a área onde o carro fica) normalmente é usada nesses sistemas de self service. Elas têm um borrifo de pressão e, às vezes, uma esponja que é conectada a uma grande bomba central. O pulverizador tem um teclado acionado por moedas para selecionar a opção que você quer, como "sabão", "enxágüe" e "encerar". Um cronômetro desliga a água depois de um certo período de tempo, e você deve colocar mais moedas caso queira mais água.

  • Exterior rollover, ou ducha: esse sistema está se tornando bastante popular. As duchas são sistemas automatizados, em que você dirige seu automóvel por uma entrada e quando chega à posição correta, um sinal o informa para parar. A partir desse ponto, os equipamentos do lava-rápido se movem sobre seu veículo através de trilhos, executando funções específicas, como aplicar sabão ou enxaguar, mas sem enxugar. Esses sistemas são muito comuns em postos de gasolina, onde se oferecem descontos quando se enche o tanque.

  • Lavagem exterior simples: este sistema automatizado é popular no nordeste dos Estados Unidos, mas pode ser encontrado no mundo inteiro. Você dirige seu carro na entrada de um longo túnel, que se parece com um portal. O pneu dianteiro, que normalmente fica do lado do motorista, é posicionado em uma correia transportadora especial. O veículo é colocado em ponto-morto e a correia transportadora o guia pela entrada, onde passará por várias partes do equipamento, cada uma com um propósito específico.

  • Serviço completo: é uma modificação do sistema de lavagem exterior. Usa o mesmo sistema automatizado com a correia condutora. A diferença é que o interior é limpo manualmente por funcionários. Os outros serviços exteriores, como secagem manual e limpeza das rodas, também estão disponíveis.

  • Lavagem detalhada: uma lavagem detalhada pode ser feita manualmente ou pode usar um sistema automatizado. Os funcionários limpam e lustram o automóvel completamente aplicando cera com uma ferramenta chamada politriz. Ela é usada para remover a cera e polir o carro. As lavagens detalhadas podem remover a pintura gasta e pequenos arranhões, lavar a vapor os tapetes e os bancos, clarear as áreas cromadas, remover o piche e executar muitos outros serviços.

Agradecimento especial a Bunkey Morgan, proprietário da Bunkey's Car Wash (em inglês), pela ajuda na elaboração deste artigo.

Neste artigo daremos atenção especial aos sistemas com correia transportadora. Eles são usados na lavagem de serviço completo e na lavagem de exterior simples. Você aprenderá cada passo do processo e verá a maquinaria que faz isso acontecer. Então, relaxe e tenha certeza de que suas janelas estão fechadas e de que sua antena está abaixada ou removida. Entremos no túnel!