Conhecendo as peças de um automóvel

A idéia básica de um carro é bastante simples - uso de rodas para deslocamento em rodovias. Mas, como se percebe pela variedade de lojas de autopeças, os carros precisam de uma enorme quantidade de componentes para funcionar.

Se você quer saber para que servem as diversas peças do seu carro, veja a seguir uma coletânea de peças fundamentais de um carro.

 


Motores

Como funcionam os motores dos carros
É o motor do automóvel que torna possível passar da inércia a uma velocidade de 100 km/h em cerca de 10 segundos. O motor de um carro é uma obra de engenharia genial e uma das máquinas mais impressionantes que utilizamos em nosso dia a dia. Aprenda como funciona o motor à combustão interna de quatro tempos.

Como funcionam os motores a diesel
Já se perguntou qual a diferença entre um motor a gasolina e um motor a diesel? Motores a diesel são mais eficientes e mais baratos de operar do que os a gasolina. Em vez de utilizarem carburação ou injeção monoponto, os motores a diesel funcionam com injeção direta de combustível. Descubra o que mais torna os motores a diesel diferentes!

Como funcionam os motores HEMI
O motor HEMI tem uma concepção impressionante e um excelente desempenho, com um funcionamento bastante peculiar. Com a revitalização do motor HEMI nas caminhonetes Dodge 2003, as atenções da indústria e dos consumidores voltaram-se outra vez para essa interessante configuração. Descubra como funciona o motor HEMI e por que ele é diferente da tradicional concepção de motor.

Como funcionam os motores rotativos
O motor rotativo é um motor à combustão interna, porém não como os encontrados na maioria dos carros. Também chamado de motor Wankel, esta espécie de motor realiza o ciclo de admissão, compressão, combustão e escape em outra parte do cárter. Aprenda sobre a exclusiva estrutura do motor rotativo e como ele se compara, em termos de desempenho, com o motor de pistões.

Como funcionam os motores radiais
Os motores radiais tiveram seu auge durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, hoje eles não são mais tão comuns. Onde ainda se nota a influência do motor radial é no motor de dois cilindros das motocicletas Harley-Davidson. De certo modo, este motor pode ser concebido como um motor radial de dois pistões. Descubra mais sobre o motor radial.

Como funciona o motor quasiturbine
O motor quasiturbine é uma melhoria em relação ao desenho do motor Wankel: em vez de três câmaras de combustão ele tem quatro, e é configurado para funcionar com combustão contínua. Isso significa maior eficiência do que qualquer outro motor de sua categoria. Aprenda sobre o Quasiturbine e por que ele pode ser o mais promissor motor à combustão interna já concebido.

Como funcionam os comandos de válvulas
O eixo de comando tem um papel preponderante no desempenho do motor. Favorece a entrada da mistura ar/combustível no motor e a saída da exaustão dos gases. Aprenda sobre eixos de comando e como um eixo de comando novo pode mudar radicalmente o comportamento de um motor.

 

Como funcionam os compressores
Desde a invenção do motor de combustão interna, os engenheiros da área automotiva, os viciados em velocidade e os projetistas de carros de corrida têm procurado meios para incrementar a potência do motor. Uma das formas é instalar um compressor para forçar mais ar na câmara de combustão. Aprenda como os compressores podem aumentar a eficiência de um motor.

Como funcionam os turbos
Nas conversas sobre carros de corrida ou esportivos de alto desempenho, quase sempre surge o tópico turbocharges. Para aumentar a potência dos motores, os turbocompressores usam uma tecnologia muito interessante, mas de conceito bastante simples. Saiba como os turbos aumentam a velocidade.

Como funcionam os sistemas de injeção de combustível
O último carro equipado com carburador saiu da linha de montagem em 1990. Desde então, o principal meio de levar gasolina ao cilindro do motor tem sido os injetores de combustível que, ao entrarem em combustão, fazem o carro se mover. Descubra como funcionam os sistemas de injeção de combustível.

 


Conjunto Motriz

Como funcionam as transmissões manuais
Algumas perguntas algumas vezes incomodam quem dirige carros com alavanca de mudança de marchas. Alguma vez você já se perguntou "qual a conseqüência do câmbio cair acidentalmente em marcha-a-ré se eu estiver dirigindo normalmente na estrada? Será que a caixa de câmbio explodirá?" Saiba mais sobre as transmissões manuais.

Como funcionam as transmissões automáticas
As transmissões automáticas evitam as trocas conscientes de marcha. Trata-se de um sistema verdadeiramente maravilhoso, pois faz tudo o que a transmissão manual faz e usa apenas um sistema de engrenagens. Veja como o conjunto funciona.

 

Como funcionam as embreagens
É de conhecimento comum que qualquer carro com transmissão manual tem uma embreagem para conectar e desconectar o motor e a transmissão. Mas o que nem todos sabem é que os automáticos também têm embreagens. Aprenda como funciona a embreagem de um carro e descubra ainda alguns lugares interessantes e talvez surpreendentes onde as embreagens podem ser encontradas.

Como funcionam as CVTs
Em uma transmissão regular as engrenagens são literalmente engrenagens, ou rodas dentadas interconectadas. As transmissões continuamente variáveis, por outro lado, não têm engrenagens interconectadas. O tipo mais comum opera por um sistema de polia. Aprenda mais sobre a operação suave e ultra-eficiente das CVTs.

Como funcionam os diferenciais
Sem um diferencial as rodas motrizes (as rodas da frente em um carro com tração dianteira ou as rodas de trás em um carro de tração traseira) deveriam ser intertravadas para que girassem com a mesma velocidade. Descubra como esse componente essencial possibilita que as rodas girem em velocidades diferentes.

 


Sistema de freios

Como funcionam os freios
Os freios de um automóvel provavelmente são o sistema de maior importância do veículo: se falharem, a conseqüência pode ser grave. Graças ao poder da alavancagem, à hidráulica e à fricção, os sistemas de freio possibilitam incrível poder de paralisação do movimento. Descubra o que acontece quando o pedal do freio é pressionado.

Como funcionam os freios a disco
Os freios a disco são os mais comuns para as rodas da frente do veículo e muitas vezes são usados nas quatro rodas. Esta é a parte do sistema de freio que realmente funciona para parar o carro. Descubra tudo sobre freios a disco e saiba quando trocar as pastilhas.

Como funcionam os freios ABS
Frear bruscamente um carro em uma estrada escorregadia pode ser, na melhor das possibilidades, um desafio, e na pior, muito assustador. Os sistemas antibloqueio de freios (ABS, Antilock Braking Systems) contribuem para diminuir o perigo. Aprenda como os sistemas antibloqueio ajudam a evitar derrapagens e descubra a real eficácia dos sistemas ABS.

Como funciona o servofreio

Os servo-freios são dispositivos razoavelmente engenhosos, permitindo a parada do carro com um leve movimento do pé. O conceito central do sistema de servo-freio reside na multiplicação da força, em uma poderosa multiplicação da força. Dê uma olhada dentro da caixa preta que gera esta capacidade.

Como funcionam os cilindros mestres e as válvulas combinadas
Nós todos sabemos que a pressão no pedal de freio diminui a velocidade do carro até que ele pare. Dependemos disso todos dias quando dirigimos. Como isso acontece? O cilindro mestre fornece a pressão que aciona os freios de seu carro. Aprenda como o cilindro mestre funciona com a válvula de combinação para garantir que você possa frear com segurança.

 


Sistema de direção, suspensão e pneus

Como funciona a direção dos carros
No que diz respeito aos sistemas essenciais do automóvel, a abordagem da direção deve ser feita juntamente com o exame do motor e dos freios. Os sistemas de direção hidráulica facilitam tudo e os mecanismos internos são interessantes. O que acontece quando se liga um carro não é tão simples como parece. Saiba tudo sobre sistemas de direção de carros.

Como funcionam as suspensões dos carros
Toda potência gerada pelo carro é inútil se o motorista não conseguir controlar o veículo. A tarefa da suspensão do carro é enorme. Consiste em maximizar a fricção entre os pneus e a superfície da estrada para fornecer estabilidade direcional e assegurar o conforto dos passageiros. Aprenda como as suspensões dos carros funcionam e para onde apontam os projetos do futuro.

Como funcionam os pneus
Está a procura de um novo jogo de pneus? Saiba tudo sobre pneus de carros, incluindo o que significam os símbolos em suas paredes laterais!

Como funciona o calibrador automático de pneus
Os pneus auto-infláveis têm duas funções básicas: automaticamente conservam a pressão ideal para manter a segurança e o desempenho em condições padronizadas e permitem ao motorista alterar a calibragem em marcha, ajustando-a ao terreno. Aprenda como funcionam os sistemas de pneus auto-infláveis, como o CTIS (Sistema central de calibragem dos pneus) da Hummer, por exemplo.

Como funcionam as caixas de marchas seqüenciais
A transmissão manual seqüencial é a combinação da facilidade do câmbio automático com o controle oferecido pelo câmbio manual. Em vez de descrever um H no momento de mudar as marchas, basta um simples avanço na alavanca para alterar o engate do câmbio. Esta é a transmissão usada pelos carros de corrida de um número crescente de carros de rua de alto desempenho. Aprenda tudo sobre as caixas de mudança seqüenciais.

 

Como funcionam os conversores de torque
Os carros com transmissão automática não possuem embreagem para fazer a desconexão entre a transmissão e o motor. Em vez disso, eles usam um surpreendente aparelho chamado conversor de torque. Descubra tudo sobre o conversor de torque.

 


Sistema elétrico

Como funcionam os fios, fusíveis e conectores
Fios, fusíveis e adaptadores podem parecer as partes mais simples do carro, mas são vitais para seu funcionamento. Graças a eles podemos ouvir música durante longos trajetos e consultar mapas à noite, em plena estrada. Mas são também necessários para ventilar o motor e para os freios antibloqueio. Aprenda por que os fios, fusíveis e adaptadores são tão importantes!

Como funcionam o sistema de ignição de um automóvel
O sistema de ignição de um veículo é o componente-chave para que o motor produza a potência máxima, gerando o mínimo de poluição. Descubra a sensação de dirigir um veículo com a ignição bem regulada.

Como funcionam os computadores do carro
O carros parecem ficar cada vez mais complicados com os anos. Os carros de hoje podem ter até 50 microprocessadores. Essencialmente, dirigimos cercados por um grande computador. Aprenda tudo sobre os vários sistemas de computadores que controlam o carro.

Como funcionam os limpadores de pára-brisa
Sem limpadores de pára-brisa, uma tempestade seria capaz de impossibilitar o uso do carro. O que começou como um mecanismo obsoleto agora é automático e cada vez se automatiza mais. Existem alguns limpadores de pára-brisa que podem até  sentir a proximidade da chuva. Aprenda sobre o mecanismo que está por trás dessa ferramenta automotiva essencial.

 


Sistema de exaustão

Como funcionam os catalisadores
O conversor catalítico é uma das peças mais importantes do sistema de controle de emissões de um carro. Trata a exaustão antes que ela deixe o carro e remove bastante poluição. Aprenda como os conversores catalíticos reduzem os poluentes e tornam mais fácil a aprovação no teste de emissão.

Como funciona o silenciador de um carro
Cada carro tem um silenciador que desempenha o papel essencial de converter milhares de explosões por minuto em um ronco silencioso. Os silenciadores usam uma interessante tecnologia para atenuar o ronco do motor. Conheça os princípios do funcionamento dos silenciadores.

 


Outras peças dos carros

Como funcionam os odômetros
Odômetros mecânicos medem a quilometragem há séculos. Apesar de estarem em desuso, são incrivelmente interessantes por dentro. Aprenda como esse simples aparelho registra distâncias e saiba mais sobre os odômetros digitais.

Como funcionam os sistemas de arrefecimento dos carros
A quantidade de calor produzida pelo motor do carro é tamanha que um sistema inteiro de resfriamento é dedicado à tarefa de manter o motor em uma temperatura ideal. Realmente, o sistema de resfriamento de um automóvel na estrada dissipa calorias suficientes para o aquecimento de casas de porte médio! Aprenda mais sobre os sistemas de resfriamento baseados em fluidos.